Observando exemplos de como nossas existências se desenrolam, conscientizo-me de que a vida é nossa maior professora.
Podemos ter instrutores excelentes, e outros nem tanto, mas são as experiências que de fato vão nos ensinar e definir se aprendemos ou não as lições propostas.
Quando não aprendemos, Saturno retorna para nos cobrar – para usar uma linguagem da Astrologia.
É mesmo incrível observar como há tanto do destino escrito nas estrelas e como os planetas sinalizam nossa condição, de acordo com o signo, revelando aspectos da personalidade que carregamos e indicando possíveis caminhos a seguir.
O chamado livre-arbítrio é que – no fim das contas – vai determinar nossas escolhas. Porém, estas escolhas podem estar condicionadas por certos aspectos que nos impedem de avaliar claramente a situação e tomar a melhor decisão.
Por isso penso que a vida é que é nosso grande Guru. Não adianta discordar dela, porque ela tem sempre razão, já que consegue enxergar a realidade com os olhos abertos da sabedoria. Nossa visão pode estar embotada por ensinamentos incorretos, partidarismos, crenças tortas, etc.
Por isso poucos suportam ouvir o verdadeiro Instrutor dizer algumas verdades que podem doer.
"Mudar dói, mas não mudar dói mais", não é?
Mesmo arranhados por alguns acontecimentos, que consigamos perdoar e nos perdoar, para aceitarmos nossa condição, seguirmos em frente, confiantes e esperançosos de que é possível aprender e avançar um pouco mais, a cada dia.
Podemos. Vamos!