Os agentes de saúde visitam as residências dos moradores, verificando e ajudando a eliminar possíveis criadouros do mosquito. Nos locais onde já existem focos e larvas, é realizada a pulverização com inseticidasDivulgação

Araruama - Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Araruama, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras, vai promover mais uma ação da campanha de combate à dengue no município. Dessa vez, o Dia D será realizado em duas localidades, levando em conta a proximidade dos locais, ocorrendo nos bairros XV de Novembro e Nazaré, das 9h às 16h.
A ação conjunta conta com a visitação dos agentes de saúde às residências das localidades, oferecendo orientações aos munícipes sobre as medidas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
A equipe de saúde verifica e ajuda a eliminar possíveis criadouros, como pneus, calhas, pratos usados para suporte de plantas e outros objetos que possam acumular água parada. Nos locais onde já existem focos e larvas do mosquito, é realizada a pulverização com inseticidas.
Já os profissionais da Secretaria de Obras realizam um trabalho de limpeza e retirada de entulho e lixo dos quintais, que também podem se transformar em criadouros do Aedes aegypti.
É importante ressaltar que, além da dengue, o mosquito também é transmissor da chikungunya e zika, sendo imprescindível que haja conscientização e a colaboração entre a população e o poder público para minimizar as ocorrências de casos.