Olaf Scholz e Xi Jinping se reuniram nesta terça-feiraAFP

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da China, Xi Jinping, se reuniram nesta terça-feira (16) em Pequim e conversaram sobre como alcançar uma "paz justa" na Ucrânia, informou o gabinete do chefe de Governo germânico.
Scholz chegou no domingo (14) à China, acompanhado por uma grande delegação de ministros e empresários. Esta é a segunda vez que ele visita o país desde que assumiu o poder, no fim de 2021.
Antes de Pequim, o chanceler visitou Chongqing, no sudoeste da China, e a capital econômica Xangai.
A visita de três dias se concentrou em fortalecer as relações econômicas, mas o gabinete de Scholz afirmou que ele abordou o conflito na Ucrânia durante a reunião com o presidente Xi Jinping, para encontrar uma maneira de "contribuir mais para uma paz justa na Ucrânia".
A respeito da guerra, a China fez apelos ao diálogo, com uma oposição a qualquer utilização de armas nucleares e pedindo o respeito à integridade territorial "de todos os países".
Pequim, no entanto, nunca condenou publicamente a invasão russa, que começou em fevereiro de 2022, e exige frequentemente que as preocupações de segurança de Moscou em relação à Otan sejam levadas em consideração.
"A guerra de agressão russa na Ucrânia e o armamento da Rússia têm um impacto negativo muito importante na segurança da Europa", afirmou Scholz a Xi, segundo uma gravação divulgada pela equipe da chanceler.
Xi Jinping considerou "indispensável uma cooperação entre grandes potências para lidar com os crescentes riscos e desafios" que a comunidade internacional enfrenta, segundo a televisão estatal chinesa CCTV.
Em relação à Ucrânia, Xi apresentou "quatro princípios" a Scholz para impedir que a crise fique "fora de controle", segundo a agência Xinhua.
"É recomendável concentrar-se na manutenção da paz e da estabilidade e abster-se de querer tirar proveito de forma egoísta da situação", declarou o presidente chinês, que exigiu que "não se jogue mais lenha na fogueira".