Papa FranciscoAFP

O papa Francisco, de 87 anos, cancelou de última hora sua participação na via-crúcis, nesta sexta-feira (29), no Coliseu de Roma, em um contexto de preocupação com sua saúde debilitada.
"Para preservar sua saúde, na preparação para a vigília de amanhã e a missa do Domingo de Páscoa, o papa Francisco acompanhará a via-crúcis do Coliseu da residência de Santa Marta", anunciou o Vaticano em um comunicado.
Depois do anúncio, poucos segundos antes do início da cerimônia, os organizadores retiraram a cadeira do papa, posicionada em uma colina em frente ao Coliseu.
O pontífice argentino também havia cancelado sua participação nesta cerimônia em 2023 por motivos de saúde, mas no ano passado o Vaticano informou com antecedência que o papa não participaria, pois se recuperava de uma hospitalização devido a uma bronquite.
A tradicional via-crúcis da Sexta-feira Santa no Coliseu é um dos eventos mais importantes do calendário da Igreja Católica e milhares de fiéis de vários países, muitos com velas nas mãos, se reuniram em silêncio para acompanhar este rito da Semana Santa.
Jorge Bergoglio é afetado por vários problemas de saúde, foi submetido a uma cirurgia abdominal em 2023, tem problemas crônicos no joelho e sofreu várias infecções respiratórias nos últimos meses.