Novo larvicida começa ser utilizado em maioFoto: Moisés Bruno H. Santos

Macaé - Agentes de endemias em Macaé estão passando por um treinamento para aprender a usar um novo larvicida no combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O curso, ministrado pela equipe técnica da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), começou nesta quinta-feira (25) e continuará até sexta-feira (26).
Segundo informações do supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, os agentes foram divididos em grupos e começarão a aplicar o novo larvicida a partir do próximo mês.
Marcelino explicou que o novo produto, VectoBac WG, é seguro para uso em depósitos de água potável e eficaz no controle das larvas de mosquitos Aedes e Culex.
O gestor da Cevas, Luan Campos, destacou a importância de medidas preventivas da população para evitar a reprodução do Aedes, como a manutenção de recipientes fechados e a eliminação de possíveis criadouros.
Rafael Andrade, agente de endemias da Cevas, enfatizou a relevância do treinamento para esclarecer dúvidas e garantir o uso adequado do novo larvicida.
Além da capacitação dos agentes, está prevista a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) na segunda semana de maio. Este levantamento é essencial para direcionar as estratégias de combate ao mosquito.
Para denúncias e solicitações, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde através de diversos canais de comunicação disponíveis.