A poda de árvore é realizada pela concessionária de energia elétrica, quando os galhos estão quase tocando os condutores elétricosFoto: Enel - Imagem cedida ao DIA

Guapimirim – Cerca de 2,3 mil podas de árvores e galhos foram realizadas em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nos três primeiros meses de 2024, de acordo com a Enel. O objetivo dos trabalhos é evitar que os galhos toquem a rede elétrica, o que poderia provocar curto-circuitos e falta de energia.
“Acreditamos que este trabalho é de extrema importância para tornar a rede menos exposta a intempéries climáticas. Tudo é feito com muito cuidado e respeito à vegetação, para que haja um equilibro em nossa operação, sem privar a população também das sombras e da beleza das árvores”, comentou o diretor de Operações de Redes da Enel Distribuição Rio, José Luis Salas.
As podas feitas pela concessionária ocorrem quando os galhos de árvores estão muito próximos ou tocando os condutores elétricos.
Já as podas preventivas e a manutenção da arborização em espaços públicos são de responsabilidade das prefeituras, segundo a empresa.