Envelhecimento e Direitos Humanos: a importância da intersetorialidadeFoto: Divulgação

Casimiro de Abreu - Os idosos de Casimiro de Abreu foram o foco de uma série de atividades promovidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Uma palestra seguida de roda de conversa foi realizada no auditório do CRAS Arlindo Peixoto Fraga, visando esclarecer os direitos e promover o enfrentamento à violência contra essa parcela da população.
O evento contou com a participação de profissionais qualificados, incluindo Emanuelle Resende e Simone Tourino, representantes da Secretaria de Estado, além da delegada Carla Tavares, da 121ª Delegacia de Polícia de Casimiro. Entre os temas abordados estavam os direitos da pessoa idosa e os diversos tipos de violência que podem afetá-los, como negligência, violência financeira e patrimonial, violência psicológica, violência física e violência sexual.
Durante a roda de conversa, a delegada Carla Tavares destacou a importância da orientação e atuação da Delegacia em casos de violência contra idosos, especialmente em situações de estelionato, um dos crimes mais comuns nesse contexto. A delegada ressaltou o compromisso da instituição em garantir a proteção e o respeito aos direitos da pessoa idosa.
Além disso, o encontro também evidenciou a atuação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, reativado em 2023 e agora presidido por Rita de Fátima dos Santos Pessoa. O Conselho, localizado na Casa dos Conselhos em Mataruna, tem como principal objetivo cobrar políticas públicas em favor da pessoa idosa, assegurando seus direitos de cidadania e defendendo sua dignidade.