Ellen gostou tanto de usar o s"ussurrofone", que pediu aos pais para fazer um igual Foto Francislaine Cavichini/Divulgação

Campos – A criatividade de uma professora da rede pública municipal de ensino de Campos dos Goytacazes (RJ) está facilitando o desenvolvimento da leitura e reconhecimento sonoro em alunos do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se do “sussurrofone”, produzido artesanalmente com tubo de PVC. A ferramenta aumenta o som em até dez vezes, possibilitando ao estudante ouvir a própria voz com nitidez, mesmo quando fala baixinho.
“O retorno do som é apenas para quem está utilizando o equipamento, não atrapalhando assim os alunos que estão ao redor”, explica a professora Francislaine Cavichini, da Escola Pequeno Jornaleiro, localizada na região do centro da cidade. “É animador ver como os alunos estão mais confiantes na leitura”, observa destacando que apenas optou por uma ferramenta que acha interessante, produtiva e de baixo custo.
A utilização do instrumento pedagógico é feito em um espaço na própria sala de aula, onde estão disponibilizados livros e “sussurrofone”, que é em formato de um telefone de brinquedo e já está fazendo sucesso entre as crianças. Francislaine afirma que teve a ideia após perceber dificuldades de alguns alunos na leitura. Ela deixa claro que apenas readaptou a iniciativa, cuja autoria não sabe informar.
Uma das observações da professora foi que os alunos falavam muito baixo e sentiam timidez ao ler em público: “Alguns trocam o ‘b’ pelo ‘p’ e já estão percebendo a troca e fazendo a correção; outros já estão conseguindo ler palavras e frases com maior facilidade. Gosto muito de trabalhar os conteúdos de forma leve; utilizo muitas dinâmicas em sala de aula e estou feliz com o resultado”.
SATISFATÓRIO - A coordenadora pedagógica da escola, Jaqueline Carvalho, comenta que é realizador perceber como os alunos estão melhorando a leitura por meio da proposta pedagógica desenvolvida pela professora: “A educação não é uma experiência, é um propósito; o profissional precisa se atualizar e buscar estratégias para o aluno se desenvolver. Estou muito orgulhosa em ver o comprometimento da professora. Isso é uma prova da educação de excelência nas escolas públicas”.
O retorno tem sido satisfatório entre os alunos. Prova disso é a declaração de Ellen Ruth Bispo de Carvalho, de sete anos: “Eu não conhecia o ‘sussurrofone’ e quando a tia Fran chegou com ele na sala achei que era um brinquedo. É muito legal ouvir a nossa voz; eu logo identifico meu erro e corrijo; e adoro ajudar meus coleguinhas em sala e quero ser professora quando crescer”.
A aluna diz que gostou tanto de ler com o uso do “sussurrofone”, que pediu aos pais para fazer um igual para ela praticar em casa. Francislaine descreve como fazer o aparelho: “São necessários dois pedaços de tubo de PVC de 40 milímetros, sendo um com 11 centímetros de comprimento e outro com três centímetros; dois joelhos de 90 graus, 40 milímetros; um joelho com 45 graus, 40 milímetros. É só encaixar os tubos e decorar da forma que preferir”.