Por luana.benedito

Rio - Literatura, música, gastronomia. Para acompanhar, cerveja artesanal e vinho. Não por acaso, melhor se programar para não ficar de fora de três eventos que prometem agitar as cidades de Macaé e Cabo Frio, além do distrito de Visconde de Mauá, em Resende em Niterói, a programação é voltada para a criançada, com a realização da segunda edição do Festival Literário Infantojuvenil.

No Norte Fluminense, a primeira edição da Oktoberfest Macaé, que vai acontecer entre os dias 26 e 28 de outubro, sempre a partir das 17h, na Praia dos Cavaleiros. Vão ser oferecidos cerca de 60 rótulos, além de variada programação de shows, palestras e gastronomia. São esperadas 15 mil pessoas ao longo dos três dias de evento.

A primeira edição da Oktoberfest Macaé vai reunir cerca de 60 rótulos diferentesDivulgação

"Vamos fazer a nossa versão da Oktoberfest. Trazer para a cidade a primeira edição da tradicional comemoração cervejeira alemã, dando um toque regional ao evento. Nossa intenção é valorizar os produtores de cervejas artesanais da região e contribuir com a consolidação do município como polo cervejeiro", destaca Rodrigo Moulin, um dos organizadores.

Entre os bate-papos, hoje, dia 26, haverá palestra com a sommelier Janaína Faller, especialista em cervejas artesanais. Formada pela Academia Barbante, de São Paulo, ela vai falar sobre o tema 'Oktoberfest na Praia'. Já no sábado, dia 28, está programada a palestra 'Euro Trip Tour Cervejeiro na Europa', que será ministrada por Alexandre Barbosa, proprietário da marca de cerveja artesanal Show de Bola.

Na programação musical, muito rock'n'roll ao longo dos três dias de evento. Hoje, dia 26, está programado show com a Banda Pressura, que promete apresentar repertório inspirado em grupos como Foo Fighters, Pearl Jam e U2, além dos nacionais Barão Vermelho e Titãs.

Já na sexta, dia 27, a animação vai ficar por conta do grupo Shout 80's Rock Band, com sucessos que marcaram a década de 1980. Fechando a programação, no sábado, dia 28, várias atrações vão marcar presença na Oktoberfest Macaé. Haverá shows de Big Washington e Stephan Vidal e participação da Flavia Duboc. Também estão agendadas a apresentação do grupo Los Confrades e da Banda HEY.

TRUTA E VINHO

Visconde de Mauá se prepara para dar início à 15ª Temporada da Truta. O evento começa amanhã, 27 de outubro, e se estenderá até o dia 26 de novembro. No total, serão 35 bares, restaurantes e pousadas participantes, que vão oferecer almoços e jantares. Paralelamente, acontecerá também o 4º Bebavinho, que vai contar com 21 estabelecimentos, promovendo degustações e palestras.

Criada pela Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mauatur), a Temporada da Truta tem como objetivo a valorização da gastronomia local e, claro, do próprio peixe. Não por acaso, a truta vai estar presente nas mais variadas receitas, que serão preparadas por chefs renomados da região.

"Além de atrair turistas para cá, é claro, a importância de um evento como a 15ª Temporada da Truta é capacitar os chefs daqui, trazendo novidades da gastronomia", avalia Dani Keiko, chef do Babel Restaurante e uma das coordenadoras do evento.

A 15ª Temporada da Truta ainda terá uma série de palestras durante a programação. Entre elas, uma sobre harmonização com direito à degustação de vinho com truta, que será dada pelo professor e consultor Paulo Nicolay. Haverá também palestra sobre azeites, com a especialista Luisa Bernacchi.

Já o 4º Bebavinho vai reunir enófilos, importadores, produtores e amantes em geral da tradicional bebida. No total, vão ser 21 hotéis, pousadas e restaurantes participantes. O evento também contará com palestras, degustações e feira de vinhos importados e nacionais.

"Os turistas vão ter a oportunidade de estar não só numa feira de vinho, com uma imensa variedade, mas também de poder identificar e aprimorar o paladar de uma forma simples, elegante e com grandes especialistas", adianta Paulinho Gomes, do Terras Altas Enoteca e Pousada, e presidente da Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá.

Você pode gostar