Por karilayn.areias

Rio - Volta Redonda abriga mais uma edição da Primavera dos Museus. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento está acontecendo no Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro (MMTB), na Vila Santa Cecília, e vai até amanhã, dia 22. Na programação, uma série de atividades culturais.

Exposição de fotos e objetos retratam a formação da Cidade do AçoDivulgação

Entre as atrações, as exposições 'Museu e Suas Memórias', que reúne objetos e fotos que retratam a formação da cidade de Volta Redonda, e 'O Trabalhismo no Vale do Café'. Também está agendada a mostra 'Memória do Trabalhismo Um Movimento de Resgate das Profissões Antigas', campanha de arrecadação de máquinas e instrumentos de profissões que não existem mais ou que se encontram em extinção.

A Primavera dos Museus também está sendo utilizada para o lançamento do I Catálogo Audiovisual de Trabalhadores da Cidade do Aço. A cargo da presidente do MMTB, Angela do Bem, o projeto faz parte de uma campanha para a montagem de um acervo digital por meio do recebimento de vídeos de trabalhadores que informam quais são suas funções e principais desafios na profissão que exercem. Os vídeos vão passar a fazer parte do acervo permanente do Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro.

Outra atração é a I Gincana Fotográfica de Volta Redonda. Nela, os participantes precisam produzir fotografias em qualquer suporte e com temas relacionados à própria cidade e seus personagens, lugares, ambientes e cores. Ao longo da gincana, que vai até amanhã, dia 22, todos os concorrentes devem postar nove fotos por dia com temas variados.

Todas as fotos participantes da gincana serão julgadas por uma comissão de avaliação. Aquelas que receberem maior pontuação vão garantir ao fotógrafo uma cesta cultural com ingressos de cinema, corridas de kart, hospedagem de cortesia em hotel fazenda e jantares, entre outros. 

 

Você pode gostar