Por marlos.mendes

Rio - Música, teatro, artes visuais, dança, poesia e literatura. São as credenciais do projeto Alma da Baixada, que vai acontecer, dias 25 e 26 de novembro, no Sesc Nova Iguaçu. O evento é uma realização do jornal O DIA, com oferecimento do Sistema Fecomércio-RJ.

Entre as atrações, o Dream Team do Passinho, que roubou a cena no último Rock in Rio, quando subiu ao palco com as cantoras Fernanda Abreu e Alicia Keys para executar acrobáticos passos de dança. Eles vão se apresentar no dia 25.

Diversas vertentes artísticas vão marcar presença no evento, entre eles o grupo Dream Team do PassinhoDivulgação

Outra atração que também vai se apresentar no dia 25 de novembro é a Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense, sob a batuta do maestro Iracito Cerqueira da Silva. Além dela, o tradicional grupo folclórico Folia dos Marinheiros, fundado em 1967, e a trupe da GW Cia de Performance, comandada pelo coreógrafo Gil Wanderson.

No dia 26 de novembro, o artista de Nova Iguaçu Madson Vilela, com contação de histórias, e o Grupo Dandalua, que vai apresentar oficina de danças populares. Além deles, o Cineclube Buraco do Getúlio e um show com a banda Pimenta do Reino, que faz homenagem aos ritmos nordestinos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


ORQUESTRA DA BAIXADA

A Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense é comandada pelo maestro Iracito Cerqueira da Silva, que fundou o conjunto em 2009, em São João de Meriti. O evento ocorrerá no dia 25, primeiro dia de evento, às 10h.

TRÊS REIS DO ORIENTE

A Folia de Reis dos Marinheiros, também conhecida como Três Reis do Oriente, foi fundada em 1967, em Cambuci, no noroeste do Estado do Rio. O grupo se estabeleceu em Magé, onde desfilam em todas as noites de Natal. A apresentação também ocorrerá no dia 25 deste mês, às 11h.

MATE COM ANGU

O cineclube Mate com Angu promove sessão de cinema. Dia 25, às 13h30.

BATALHAS DE RIMA

Microfone aberto para os rappers da Baixada se desafiarem em versos de improviso. Dia 25, às 14h30.

GW CIA DE PERFORMANCE

Comandada pelo coreógrafo e bailarino Gil Wanderson, a GW Cia de Performance faz uma apresentação de street dance. Dia 25, às 16h.

 
PASSINHO

O Dream Team do Passinho apresenta as músicas do CD 'Aperta o play', sucessos da carreira e músicas novas. Dia 25, a partir das 17h.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Madson Vilela comanda a atividade. Morador de Nova Iguaçu, o artista é formado em teatro pelo grupo Nós do Morro. Dia 26, às 10h.

DANDALUA

O grupo Dandalua ministra oficina de danças populares de matriz africana, especialmente o jongo e o coco. Apresentação em 26 de novembro, segundo dia de evento, às 11h.

BURACO DO GETÚLIO

O cineclube Buraco do Getúlio promove sessão de cinema. Dia 26, às 13h30.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O ativista cultural Macedo Griot conta histórias relacionadas à temática afro-descendente. Dia 26, às 14h30.

PALHAÇARIA

A Fanfarra Produções Artísticas apresenta o espetáculo 'Hoje tem marmelada! Tem sim senhor', uma homenagem aos tradicionais palhaços de circo que povoam a imaginação das crianças. Dia 26, às 16h.

PIMENTA DO REINO

Com uma mistura incomum de sanfona, zabumba e tri-ângulo com violão, flauta, violino, baixo e percussão, a banda Pimenta do Reino, de Mesquita, apresenta um forró pé de serra um pouco diferente. Ocorrerá no dia 26, a partir das 17h.

OLHARES DA CIDADE

A exposição fotográfica vai reunir imagens de nove artistas da Baixada Fluminense que retratam o cotidiano na região, com referências às festas populares e religiosas, à paisagem arquitetônica e aos problemas sociais que afetam a região. Mostra permanente até o dia 30 de dezembro.

ESCULTURAS

Esculturas e objetos produzidos por artistas que vivem na Baixada Fluminense ou mantêm ateliês na região, onde encontram boa parte dos materiais, como sucata, que transformam em obras de arte. Mostra permanente que também irá se estender até o dia 30 de dezembro deste ano.

ENDEREÇO

Todas as atrações acontecem no Sesc Nova Iguaçu, que fica Rua Dom Adriano Hipólito, 10, no Moquetá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2797-3001. A entrada é gratuita em todas as atrações do evento 'Alma da Baixada'.


Você pode gostar