Criminosos sequestraram ônibus e usaram o veículo como barricadaReprodução/TV Globo

Rio - Moradores da Vila Aliança e do Complexo de Senador Camará, na Zona Oeste, viveram momentos de tensão nesta sexta-feira (17). Por conta de uma operação do 14ª BPM (Bangu), bandidos sequestraram um ônibus e atearam fogo em barricadas em diversas ruas da região para tentar impedir o avanço dos agentes pelas comunidades. Dois suspeitos foram presos e foram apreendidas duas pistolas calibre 9 mm e drogas.
A operação começou ainda no início da manhã e, segundo relatos nas redes sociais, houve intenso confronto na localidade conhecida como MG, na Vila Aliança. Por volta das 8h20, mais tiros foram ouvidos na comunidade e em Senador Camará. Confira abaixo.
Segundo a Polícia Militar, o objetivo da ação era reprimir o crime organizado da região. Dois suspeitos foram presos e foram apreendidas duas pistolas calibre 9 mm, além de drogas ainda a serem contabilizadas. As ocorrências foram apresentadas na 34ª DP (Bangu).
Bandidos sequestraram um ônibus da linha 926 (Senador Camará x Penha) na Vila Aliança e usaram o veículo como barricada, além de terem incendiado outras. Por conta da ação, as rotas das linhas 389 (Vila Aliança x Candelária), 371 (Campo Grande x Marechal Hermes) e 926 (Senador Camara x Penha) sofreram alterações e não circulam na região. Segundo o Rio Ônibus, nos últimos 12 meses, 148 coletivos foram sequestrados. "O Rio Ônibus repudia mais este episódio de violência e reforça seu pedido ao poder público para que garanta a segurança e o direito de ir e vir do cidadão no Rio de Janeiro". 
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, na região do Complexo de Senador Camará, seis unidades escolares foram impactadas, enquanto na Vila Aliança, oito foram afetadas. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Centro Municipal de Saúde Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima, em Senador Camará, acionou o protocolo de acesso mais seguro e suspendeu o funcionamento nesta sexta-feira. 
PM atua na Zona Norte e Grande Rio
Também nesta sexta-feira, a Polícia Militar realizou ações na Zona Norte, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Em Del Castilho, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) atuou nas comunidades Bandeira 2 e Rato Molhado. Na ação, os cães farejaram indícios de drogas e os agentes apreenderam uma arma, um carregador, munições, dois artefatos explosivos de fabricação caseira e drogas. A ocorrência foi encaminhada para a 25ª DP (Engenho Novo). 
Já o 3º BPM (Méier) esteve na favela do JJ Cowsert, em Tomás Coelho, e no Morro do Dezoito, em Água Santa. Durante as ações, um criminoso foi preso e uma pistola, munição, carregador de pistola e drogas foram apreendidos. A ação tem o objetivo de desarticular ações criminosas ligadas ao tráfico, roubos de veículos e cargas e prevenir guerra entre facções. 
Em São Gonçalo, o Complexo da Coruja e o Morro do Viana foram alvos do 7º BPM (São Gonçalo). Segundo a PM, agentes que patrulhavam a Avenida Gouveia foram vistos chegando à comunidade por suspeitos. Os criminosos fugiram deixando uma mochila para trás. Dentro dela haviam uma pistola, um carregador, um radiotransmissor e drogas. A ocorrência foi encaminhada para a 73ª DP (Neves).
Houve também operação do 24º BPM (Queimados) nas comunidades São Simão e Caixa D'água, em Queimados com o objetivo de coibir os roubos de veículos, remover barricadas e prender criminosos que atuam na região. Os s agentes prenderam quatro suspeitos na posse de uma pistola e apreenderam um rádio transmissor e drogas. As equipes ainda removeram barricadas de ruas da região, usando uma retroescavadeira. A ocorrência foi registrada na 55ª DP (Queimados).