Gutemberg Rossini Cardoso, de 56 anos, foi baleado na cabeçaRede Social

Rio - O suboficial da Marinha Gutemberg Rossini Cardoso, de 56 anos, morto após ser baleado durante uma tentativa de assalto na noite desta quinta-feira (9), na Avenida Brasil, altura de Benfica, na Zona Norte, voltava para casa no momento em que foi abordado por criminosos. Aposentado, ele morava em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e tinha ido ao Centro do Rio apenas para comparecer a uma audiência relacionada ao direito do consumidor.

Na tarde desta sexta-feira (10), familiares estiveram no Instituto Médico Legal (IML) para reconhecer o corpo. Muito abalada, a mulher dele preferiu não falar com a imprensa. Nas redes sociais, ela lamentou a morte do marido. "Que Deus na sua infinita bondade nos conforte", disse.
Segundo a Polícia Militar, Gutemberg foi baleado na cabeça. Na ocasião, os agentes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora/UPP Mandela estavam em patrulhamento quando foram acionados, por volta das 18h, por agentes do Serviço Móvel de Urgência (Samu). No local, a equipe foi informada de que o militar possuía uma pistola e que havia sido vítima de uma tentativa de assalto, na qual criminosos tentaram levar sua motocicleta.
Gutemberg fazia parte de um motoclube e postava inúmeras fotos com sua motocicleta nas redes sociais. Segundo apurado pelo O DIA, ele morava na Região dos Lagos desde que se aposentou e não ia a capital com frequência.
Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte inesperada do militar. "Que notícia triste, um amigo do mais alto gabarito. Que Deus conforte sua família".

"Meu amigo Gutemberg Cardoso, a ficha ainda não caiu, não tenho palavras para expressar a tristeza pela sua perda. Você sempre foi e será uma grande inspiração e com certeza estará olhando por nós onde quer que esteja, descanse em Paz meu mano", disse outro amigo.
O caso é investigado na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). De acordo com a Polícia Civil, testemunhas são ouvidas e investigações estão em andamento para apurar a autoria do crime e esclarecer todos os fatos.
O corpo de Gutemberg será velado neste sábado (11), na Capela 8 do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio, das 14h30 às 16h30.