Por karilayn.areias

Rio - Para incentivar  a doação de sangue, será instalado, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), no dia 6 de dezembro, um posto de doação em parceria com o Hemorio. A unidade ficará no térreo da Lâmina II, localizada na R. Dom Manuel, no Centro, das 11h às 16h.

TJRJ terá posto de doação de sangue no dia 6 de dezembroMárcio Mercante / Agência O Dia

Entre os requisitos básicos para doar sangue, estão: portar documento oficial de identidade com foto; estar bem de saúde; pesar no mínimo 50kg; não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos três horas antes da doação) e ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis legais.

Há situações que impedem provisoriamente a doação de sangue, como estar com temperatura acima de 37°, com gripe ou resfriado;  estar grávida ou em período de 90 dias após parto normal ou 180 dias após cesariana; amamentando até um ano após o parto; usando alguns medicamentos que impedem a doação; se tiver feito tatuagem ou transfusão de sangue há menos de um ano, entre outros.

Na ocasião, serão coletados 450ml de sangue. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, enquanto as mulheres podem fazer a doação de sangue trimestralmente, até três vezes ao ano.

Para mais informações, entrar em contato com o Hemorio pelo telefone 2332-8629 ou pelo e-mail doasangue@hemorio.com. br. 



Você pode gostar