Por karilayn.areias

Rio - Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, criminoso mais procurado pela polícia no estado do Rio, pode não estar mais parecido com a foto do Portal dos Procurados. Uma das hipóteses investigada pela 11ª DP (Rocinha) aponta que o líder do tráfico de drogas da parte alta da comunidade teria feito cirurgias plásticas para tentar despistar os policiais.

Por conta dos confrontos recorrentes na comunidade%2C paróquia cancelou procissão pelas vias da favelaMaíra Coelho / Agência O Dia

"Não estamos descartando nenhuma possibilidade. Se fez plástica ou não, vamos prende-lo. É importante frisar: o Rogério será preso mais cedo ou mais tarde. Independente de mudar de facção ou fazer procedimento cirúrgico", afirmou o delegado Antônio Ricardo Nunes, titular da 11ª DP. A delegacia, no entanto, ainda não revelou se as cirurgias foram feitas na favela e se isso ocorreu recentemente. Para não atrapalhar as investigações, a Secretaria de Segurança não dá detalhes sobre o paradeiro de Rogério 157.

Por conta dos confrontos quase diários na Rocinha, ontem a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, que fica na Estrada da Gávea, decidiu suspender a procissão que faria em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Uma mensagem deixada no perfil da igreja no Facebook informou que a medida foi tomada em razão da "situação de insegurança que reina em nossa comunidade". No entanto, três missas que estavam marcadas foram mantidas. A igreja ainda pediu que a paz retornasse à comunidade.

Recompensa por Rogério 157 aumentou para R%24 150 milDivulgação

"Que a Mãe Aparecida intercede por nossa querida Comunidade da Rocinha. Que a Paz prevaleça!", destacou o texto na rede social. Ontem, a Polícia Militar fez ações em vários pontos da comunidade. De acordo com a corporação, até o início da noite de ontem, não foi registrada troca de tiros. Também não houve prisões ou apreensões.

A onda de violência se intensificou na favela após Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, ordenar que comparsas tomassem o controle do tráfico de drogas do seu antigo aliado, o Rogério 157. Desde então, tiroteios são frequentas na região. O Exército chegou a cercar a comunidade por uma semana em busca do criminoso, mas ontem não estiveram na região. O Disque Denúncia oferece recompensa de R$ 30 mil por informações que levem a prisão do criminoso. 

Bando de Nem na Cruzada

A Polícia Civil confirmou ontem que o tiroteio de quarta-feira, na Cruzada São Sebastião, no Leblon, tem relação com a guerra da Rocinha. Diego Barbosa Alves e Gabriel Teixeira Mendes, ligados a Nem, tentaram matar Gláucio Lopes de Souza, líder do tráfico na Cruzada. Ele, que foi baleado, seria aliado de Rogério 157. Na ocasião, Rosinele Portela Medeiros, 49 e Brenda Cristina Alves, 17, ficaram feridas. Diego foi perseguido e preso por PMs na Avenida Visconde de Pirajá. Gláucio foi indiciado por associação ao tráfico. Já Gabriel Teixeira Mendes está foragido.

Gabriel Mendes%2C traficante da Rocinha que pertenceria ao grupo de Nem%2C está sendo procuradoDivulgação

Outros bandidos fizeram plástica no rosto, mas foram presos

Cirurgias plásticas para despistar a polícia não são novidades entre criminosos. O megatraficante Luiz Carlos da Rocha, o 'cabeça branca', também recorreu aos procedimentos para passar ileso pela polícia. Ele era procurado até pela Interpol e foi preso em julho, pela Polícia Federal, no Mato Grosso.

Considerado como o maior traficante da Colômbia, Juan Carlos Rodriguez Ramírez-Abadía, conhecido como Chupeta, detido em 2015, chegou a fazer 78 plásticas. Outro que recorreu ao bisturi para modificar a face foi Nei da Conceição Cruz, o Facão, do Terceiro Comando Puro (TCP). O bandido foi preso em 2009, em São Paulo.

 

 

Você pode gostar