Vigilância Sanitária descarta 700 kg de alimentos durante fiscalização

Megaoperação foi realizada nesta segunda em supermercados e estabelecimentos da Zona Oeste

Por O Dia

Rio - A Vigilância Sanitária divulgou o balanço da megaoperação, deflagrada nesta segunda-feira, em supermercados e estabelecimentos da Zona Oeste do Rio. De acordo com o órgão, 700 kg alimentos foram inutilizados durante a vistoria. 

Sete autos de infração emitidos por falta de higiene, temperatura inadequada nas gôndolas e alimentos impróprios também foram geridos nos três supermercados inspecionados.

Ação da Vigilância Sanitária começou no último sábado (18)Estefan Radovicz / Agência O Dia

Além disso, seis amostras de alimentos como carne, frango, embutidos e empanados foram recolhidas para análises microbiológica (verificar contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor). 

O material coletado será encaminhado ao Laboratório Municipal de Saúde Publica e o resultado dos exames saem entre sete e dez dias. Após as análises, os produtos com amostras insatisfatórias terão os lotes retirados de circulação.

A ação começou no último sábado, com o recolhimento de amostras de carnes refrigeradas embaladas a vácuo, por conta da operação "Carne Fraca", que achou adulterações e péssimas condições dos produtos.

 



Últimas de Rio De Janeiro