Por nara.boechat
Rio - Com o melhor resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 na Baixada Fluminense, o Colégio Federal Pedro II de Duque de Caxias ficou em 56º lugar na lista geral do estado. A média de seus alunos foi de em 629,5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Pedro II, Sérgio Antunes, de 17 anos, conta um dos segredos do colégio, que atualmente tem 500 alunos. “Temos aula com professores qualificados”.

Graças a eles, afirma, as notas não ficaram muito atrás das unidades do Rio. “São professores que se envolvem com a escola. Aqui, tive um bom preparo na interpretação de texto e me saí bem na redação”, explica Sérgio.

Alunos do Colégio Pedro II festejam primeiro lugar da Baixada no EnemEstefan Radovicz / Agência O Dia

Segundo ele, o comprometimento dos alunos com os estudos também é fundamental para que o colégio tenha obtido notas altas no Enem. “Além das cinco horas diárias na escola, dedico outras quatro em casa”, diz o estudante.

Publicidade
Diretor da unidade, Artur Nogueira comemora o resultado. Para ele, o desempenho do Pedro II de Caxias prova que, se for dada dignidade e estrutura ao aluno da escola pública, ele se destaca e mostra seu potencial. “O Pedro II é uma referência de ensino na Baixada e acreditamos ter tido um bom desempenho no Enem deste ano”, afirma.
Em segundo lugar na lista dos melhores da Baixada estão outras duas unidades federais: o Cefet de Nova Iguaçu, o 62º no estado; e o Colégio Técnico da Universidade Rural, o 100º no geral.
Publicidade
Entre os particulares, o melhor da região no ranking do Enem está em Nova Iguaçu. É a filial de Miguel Couto do Instituto Guanabara, cuja média dos alunos na prova de 2012 ficou em 585,24.
De acordo como diretor pedagógico do colégio, Alex Martins, a estratégia para ficar entre os melhores é a dedicação dos professores. Alguns, segundo ele, moram no Rio e vêm à Baixada Fluminense apenas para ensinar.
Publicidade
Para preparar seus alunos, o colégio oferece os projetos Pré-Enem (aulas de português e de matemática com questões do Enem até a primeira série do Ensino Médio) e o Enem (aulas de oito horas semanais para estudantes da segunda e da terceira séries).
Alex Martins explica que são intensificados o ensino de técnicas de redação e de interpretação de texto. A estudante Emanuela Vieira, de 16 anos, confirma. “Eu me preparo melhor”, garante.
Publicidade
Resultado é comemorado
No ranking das escolas públicas estaduais, a Círculo Operário, em Xerém, Duque de Caxias, ficou em primeiro lugar na Baixada com média de 505,80.
Publicidade
O segundo lugar do Colégio Estadual Hilton Gama, na Vila União, em São João de Meriti, foi festejado pelos alunos e professores da unidade. Informados do resultado, eles comemoram <MC0>na sala de aula a média de 500,31 obtida no Enem de 2012.
A diretora Mariângela Santana das Neves diz que o trabalho em conjunto dos professores de diversas disciplinas tem surtido efeito nos alunos. “Somos conhecido como a família Hilton Gama. Ficamos entre as dez melhores escolas estaduais da Baixada”.
Publicidade
Mariângela cita os simulados e as aulas de reforço como fatores importantes para o bom desempenho. “Com 1.200 alunos e 31 anos de história, ficamos entre as dez melhores da Baixada por dois anos consecutivos (2011 e 2012)”, informa a diretora.