Por camila.borges

Rio - O motorista de ônibus Dimas Vitalino do Carmo foi preso em flagrante, por policiais da 43ª DP (Guaratiba), na noite desta segunda-feira. Dimas dirigia o ônibus que atropelou seis pessoas, na Estrada do Mato Alto, em Guaratiba, Zona Oeste da cidade, na manhã desta segunda. Segundo Roberto Cardoso, o delegado titular da unidade, o motorista responderá por homicídio culposo e lesão corporal.

Ônibus atropela seis pessoas%2C entre elas cinco crianças%2C e deixa vítimas fataisFoto%3A José Pedro Monteiro / Agência O Dia

Ônibus que faz integração do BRT causa grave acidente na Zona Oeste

Uma mistura de imprudência, negligência e descaso do poder público acabou para sempre com os sonhos de três crianças que voltavam da escola, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. As mortes por atropelamento na manhã de ontem de Érica Macedo dos Santos, de 6 anos, Melyssa Farias Areis, de 11, e Mariana Ferreira Augusto, de 10, por um ônibus de integração do BRT Transoeste, revoltaram moradores e familiares. Por volta das 16h30, eles protestaram e fecharam a Estrada do Mato Alto, onde, às 10h30, o veículo invadiu o canteiro e atropelou seis pessoas. Duas crianças morreram no local, uma no hospital e três pessoas se feriram. Uma delas permanece em estado grave.

As famílias estavam inconsoláveis. A mãe de Érica e Stefani, a dona de casa Aline Macedo, de 30 anos, estava ao lado das filhas. Ela contou que havia acabado de buscar as crianças na escola. Todos eram vizinhos e esperavam na calçada para atravessar a pista. “O ônibus veio desgovernado e arrastou todo mundo. Tentei puxar as meninas, mas não consegui. Agora uma das minhas filhas está morta”, desabafou, amparada pelo marido.

As vítimas foram levadas pelos bombeiros para o Hospital Rocha Faria, em Campo Grande. A menina Stefani Macedo dos Santos, 5 anos, irmã de Érica, foi transferida para o Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias. Marcos Vinicius Faria, de 5 anos, irmão de Melyssa, e Teres Nunes Crispi, de 55, estão em observação no Rocha Faria.

Marcela da Silva, de 26 anos, tia de Érica e Stefani alegou que a tragédia havia sido anunciada. Segundo contou, a Estrada do Mato Alto concentra um grande número de acidentes por causa da velocidade em que os motoristas trafegam pela via. Poucos metros do local do acidente há uma curva conhecida como “curva da morte”.

“Aqui os ônibus passam correndo e não respeitam os sinais. Colocaram um radar, mas ele nunca foi ligado”, contou.

O avô das meninas, o taxista Antônio Sérgio da Costa, de 55 anos, falou que a Estrada precisa de quebra-molas. É comum que os moradores da região atravessem um pista e fiquem no canteiro central esperando que algum motorista respeite o sinal para que os pedestres cruzem todas as pistas.

“Ele veio correndo e as pegou no canteiro, em cima da calçada, na frente do sinal. Perdi minha neta e estou quase perdendo a outra porque os motoristas correm e não sabem parar no sinal vermelho. Essa falta de respeito ocasionou uma tragédia”, relatou.

>>>GALERIA: Veja mais fotos do acidente, em Guaratiba

População cerca o ônibus que atropelou seis pessoas nesta segunda-feira%2C em Guaratiba. Motorista do coletivo fugiuJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

No Rocha Faria, estão internadas Teresa Nunes Crispi, 55 anos, Stefane Macedo dos Santos - irmã da Érica -, de seis anos, e Marcos Vinicius Farias de Oliveira, cinco anos, irmão de Melyssa.

Por volta das 10h23, o ônibus da linha 854AA (Campo Grande x Ilha de Guaratiba), da Autoviação Jabour, atropelou as seis vítimas que estavam na parte central da Estrada do Mato Alto, esperando o momento de atravessar a via quando foram atingidas pelo veículo. O motorista fugiu e o ônibus acabou sendo apedrejado pela população.


O pneu traseiro do lado esquerdo do coletivo está furado e isso pode ter sido a causa do acidente. O caso será investigado pela 43ª DP (Guaratiba).

Rio Ônibus diz que motorista 'tem bom histórico'

No início da tarde desta segunda, o Rio Ônibus divulgou uma nota oficial para falar sobre o acidente. Eles informaram que o motorista está na empresa há 24 anos e apresenta um bom histórico profissional, e que o ônibus, número de ordem D86266, fabricado em 2012, está com as vistorias do Detran e da Secretaria Municipal de Transportes em dia. Ainda segundo a nota, será disponibilizado as imagens das duas câmeras do veículo para a perícia da Polícia Civil e que será prestado apoio às vítimas e parentes.

Moradores fazem protesto no local do acidente

Moradores da Estrada do Mato Alto fizeram um protesto no local do acidente com o ônibus que matou três crianças. Eles fecharam a estrada às 16h30 fazendo uma barricada com pneus e carregando cartazes com pedidos de Justiça.

Pouco antes das 19h, um morador ateou fogo nos pneus e começou um tumulto com bombas jogadas por manifestantes. Um morador que lançou pedaços de paus nas barricadas chegou a ser detido pela PM, revoltando os moradores.

À noite, os moradores deram as mãos, fizeram uma grande roda em torno de uma cruz, colocada no local do acidente, e rezaram um Pai Nosso. Às 19h30 a estrada foi finalmente reaberta.

Você pode gostar