Por bferreira
Rio - O auxílio para perder peso pode estar na orelha. Estudo coreano mostrou que sessões de acupuntura em cinco pontos específicos da região ajudam a emagrecer. Pacientes com sobrepeso submetidos à técnica tiveram redução no índice de massa corporal (IMC) e na quantidade de gordura do organismo.
Foram analisados 91 adultos acima do peso. Entre os 31 que receberam as agulhadas nos locais específicos, por oito semanas, a redução média do IMC foi de 6,1%. Os pontos onde as agulhas foram colocadas correspondem a baço, estômago, apetite, sistema endócrino, além de um local chamado Shen-Men.
Publicidade
“O Shen-Men trata ansiedade, angústia e tensão. Os outros pontos atuam nos órgãos ou sistemas, estimulando o equilíbrio dessas funções que estão alteradas nos obesos”, explica Márcio Luna, acupunturista do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa.
Em relação aos outros 30 voluntários que tiveram apenas um ponto estimulado (ligado ao apetite), a redução do IMC foi de 5,7%. Já os demais participantes receberam tratamento placebo e não perderam peso. Segundo pesquisadores, os pacientes estimulados nos cinco pontos foram os únicos a terem diminuição da taxa de gordura corporal. Todos foram orientados a evitar comidas calóricas, mas mantiveram a rotina de exercícios que já tinham antes.
Publicidade
Segundo Márcio, a orelha é cópia em miniatura do corpo e replica a localização de órgãos, tecidos e sistemas. Ele acrescenta que os pontos principais estão abaixo dos cotovelos e dos joelhos. A dica de fechar a boca e se exercitar não deve ser abandonada. “Há pessoas que fazem isso e não perdem peso. A acupuntura é tratamento complementar”.