Por daniela.lima

Rio - O tradicional Colégio Pedro II resolveu abrir suas portas e atrair mais idosos para as suas salas de aulas. A centenária instituição federal de ensino no Rio desenvolve projeto piloto de cursos gratuitos de extensão com foco em alunos de comunidades carentes com mais de 60 anos de idade completados em 2015. Os interessados já podem se inscrever no programa “Colégio Pedro II Aberto à Terceira Idade”. 

Colégio Pedro II abre as portas para os apaosentadosDivulgação


Segundo a professora Márcia Martins, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do CPII, serão oferecidos cursos e oficinas para idosos independente do nível de escolaridade. Haverá aula de Espanhol e Informática e também de poesia, artes, Tai Chi Chuan e de canto de coral.

A professora informou à coluna que são 120 vagas para as atividades que ocorrerão nas unidades do colégio em São Cristóvão e também em Realengo, onde as aulas do coral vão ocorrer.

“Queremos trazer esse segmento da sociedade para dentro do colégio e mostrar que eles podem usufruir de nosso espaço aproveitando temas de relevância que os idosos normalmente não têm acesso”, afirma Márcia Martins.

De acordo com a organização, os interessados podem se inscrever em quantas atividades quiserem. Mas devem respeitar os dias e horários oferecidos evitando fazer o cadastros em vários cursos e não comparecerem.

A iniciativa do colégio conta também com o compromisso do corpo docente da instituição de ensino.Todas as aulas serão dadas por professores do próprio quadro do CPII.

O projeto, conforme pró-reitora, também tem o intuito incluir os alunos nos temas propostas para os cursos. “A população do nosso país está envelhecendo e precisamos adaptar a sociedade para o novo cenário. Vamos sensibilizar nossos alunos para o envelhecimento. Assim, temos como atender os idosos com carinho e atenção”, explica a professora.

Segundo a pró-reitora, o colégio tem hoje mais de 13 mil alunos matriculados na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio. E desde 2008, a instituição participa do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) com 20 alunos com mais de 60 anos.

Entre eles, Altina de Almeida David (foto), a aluna mais idosa, que ao lado de Maria Luísa de Araújo, a mais nova, participou da inauguração do Teatro Bernardo de Vasconcelos, em Realengo, em 2 de dezembro, quando o colégio comemorou 177 anos.

COMO SE INSCREVER

As inscrições estão abertas e vão até 30 de julho. Para se cadastrar basta apresentar CPF e carteira de identidade originais e uma foto 3x4 recente. Os interessados devem comparecer pessoalmente no 2º andar da Propgpec, no Campo de São Cristóvão 177. O horário de atendimento vai das 9h às 16h. O resultado será divulgado no site do CPII (www.cp2.g12.br).

AULA INAUGURAL

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do CPII, Márcia Martins, informou que a aula inaugural está marcada para o dia 3 de agosto, às 9h. Segundo a professora, a intenção da direção do colégio é ampliar o projeto, diante do aproveitamento da atual experiência. “Conforme a nossa demanda vamos aumentar as ofertas de cursos em 2016”.

Você pode gostar