Papo de Mulher: evento gratuito debate relacionamentos abusivos e tóxicosReprodução/Ascom

Niterói - A Biblioteca Parque de Niterói convida seu público para mais uma edição do Papo de Mulher, que acontece na p´roxima sexta-feira (22), às 14h, com Pamella Console, técnica do CEAM Neuza Santos - Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência em Niterói. A palestra abordará violências sofridas por mulheres, com recorte para violência doméstica, utilizando o vídeo "Não tira o batom vermelho", de Jout Jout, como ponto para reflexão e debate.
Mulheres em situação de violência são perpassadas por diversos tipos de violência, desde a psicológica, moral, patrimonial, sexual até a física. No mês da mulher é importante celebrar as conquistas das mulheres em nossa sociedade, mas também refletir sobre como está estabelecida a relação entre mulheres e homens, e como as desigualdades de gênero sempre foram (e ainda são) determinantes para a construção de uma sociedade machista e opressora para elas.
Falar sobre as violências praticadas contra as mulheres é entender as estruturas da formação dessa sociedade, seus atravessamentos de cor, classe social, orientação sexual, identidade de gênero e outras formas de exercer poder e autoridade legitimados pelo patriarcado.
Dessa forma, a palestra se propõe a uma reflexão e um debate em torno de como a objetividade das violências afetam a vida material, pessoal e coletiva das mulheres, bem como a dimensão subjetiva afeta suas relações afetivas e sua saúde mental.
Pamella Console é Psicóloga, Especialista em Políticas de Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Direitos Humanos, Relações de Gênero e Atendimento Clínico.
O Ceam é um serviço público da Codim - Coordenadoria Municipal de Políticas e Direitos da Mulher no município de Niterói. Possui atendimento interdisciplinar Jurídico, de Serviço Social e Psicológico, atuando no acolhimento e garantia dos direitos da mulher, com ênfase na promoção da autonomia da mulher, com vistas ao rompimento com o ciclo de violência.
SERVIÇO:
Evento: Papo de Mulher "Entrelinhas do relacionamento abusivo", com Pamella Console
Data: Sexta-feira, 22 de março de 2024
Horário: 14h
Valor: Evento Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói - Sala multiuso
Endereço: Praça da República, s/n - Centro, Niterói