Por adriano.araujo

Portugal - Um grande incêndio florestal ocorrido neste sábado deixou ao menos 62 mortos, muitos deles carbonizados no interior de seus veículos, e dezenas de feridos no Centro de Portugal. Neste domingo bombeiros seguem lutando contra as chamas.

Cerca de 700 bombeiros e 220 veículos combatiam o fogo, que começou na tarde deste sábado na localidade de Pedrogão Grande, a 50 km de Coimbra, na região de Leira, e se estendeu para várias frentes.

Segundo o novo balanço anunciado pelo secretário de Estado do Interior, Jorge Gomes, o incêndio deixou 62 mortos e cerca de 60 feridos. São quatro os focos do incêndio.

Incêndio florestal em Portugal deixa dezenas de mortos%2C a maioria carbonizadosAFP

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, viajou à zona atingida para prestar suas condolências às famílias das vítimas, e "compartilha sua dor, em nome de todos os portugueses".

Marcelo Rebelo de Sousa destacou o trabalho dos bombeiros, "que fazem o máximo possível" diante das difíceis condições.

O incêndio atingiu vários povoados, o que dificulta no momento uma avaliação sobre o total dos danos. No sábado, um forte calor atingiu Portugal, com temperaturas que superaram os 40 graus em várias regiões.

Relativamente poupado nos anos de 2014 e 2015, Portugal foi duramente atingido no ano passado pelos incêndios florestais, que devastaram mais de 100 mil hectares em seu território continental. 

Você pode gostar