Por leandro.eiro
Rio - O pisca-pisca é um grande curinga na decoração de Natal. Uma árvore sem esse recurso pode ficar sem graça, sem vida. De acordo com o arquiteto Fabiano Ravaglia, ele pode, inclusive, ser usado em outros locais e não apenas na árvore de Natal. "Ele pode dar aquele charme na entrada da casa, em um aparador no hall, ou cair muito bem também enfeitando o móvel buffet que serve de apoio para a mesa de jantar", afirma. O profissional complementa que o acessório pode ser inserido ainda em vasos e garrafas. "Outra ideia é colocar bolinhas de pingue-pongue cobrindo as lâmpadas do pisca-pisca, pois deixam a luz mais opaca e confortável aos olhos. Isso ajuda a utilizar o pisca-pisca não apenas na decoração de Natal, como também no quarto e escritório, criando uma luminária decorativa", ressalta Fabiano. Ele explica que o pisca-pisca clássico é o de luz branca (amarelada) e sugere evitar o de luz muito branca azulada porque deixa o ambiente mais frio. "Usar pisca-pisca colorido é uma ótima pedida para famílias com crianças em casa, pois traz alegria e muita cor para a ocasião", indica.
Especialista indica a luz branca (amarelada). O pisca-pisca colorido é mais apropriado para casas com criançasDivulgação

Para a instalação, Fernando Santos, arquiteto e diretor da Santos Projetos, lembra que uma mangueira de luz ou um pisca-pisca isolados têm consumo muito baixo de energia, mas muitas pessoas acabam exagerando e colocando pisca-pisca nas janelas, varandas, árvores de natal etc. "E para conseguir energia para tantos artefatos, usam os multiplicadores de tomada, os famosos benjamins. O risco dos multiplicadores é a sobrecarga da tomada onde está plugado. No caso de edifícios mais antigos, que têm poucas tomadas distribuídas nos apartamentos, certamente já existem multiplicadores em todas as tomadas e o risco de sobrecarga é maior", diz. Na hora de comprar, o profissional sugere observar se há alguma informação na embalagem sobre certificação de segurança de órgãos oficiais do Brasil. "Também é importante abrir a embalagem e examinar toda a extensão do pisca-pisca em busca de lâmpadas quebradas ou fios partidos. Quando já estiver em casa, abra o produto, faça um teste com ele ligado por uma hora antes de colocá-lo na sua posição definitiva e observe se a fiação vai esquentar muito, se lâmpadas vão queimar ou se o plugue está firme na tomada. Caso note algo estranho, vá à loja e troque seu artefato por um novo. Não arrisque um acidente com um familiar ou com sua casa", alerta.