Por bferreira
Luque - Estão definidos os grupos da Copa Libertadores de 2018. O Flamengo enfrenta uma chave muito complicada com o River Plate (ARG), Emelec (EQU) e mais um classificado que sairá dos confrontos envolvendo Independiente Santa Fé (COL), Santiago Wanderers (CHI), Melgar (PER), Macará (EQU) ou Deportivo Táchira (VEN).
Todos cobiçam a taça da LibertadoresDivulgação Conmebol

Já o Vasco tem na Pré-Libertadores um adversário chileno, o Universidad Concepción. Se passar pegará o vencedor do confronto entre Jorge Wilstermann (BOL) x E3 (Oriente Petrolero-BOL e Universitario-PER). Caso avance, entra no difícil Grupo 5 com Cruzeiro, Universidad de Chile e Racing (ARG).

Confira todos os grupos da Libertadores de 2018
Publicidade
Grupo 1: Grêmio, Cerro Porteño (PAR), Defensor (URU) e Monagas (VEN)
Grupo 2: Atlético Nacional (COL), Bolívar (BOL), Colo Colo (CHI) e Delfin (EQU)
Grupo 3: Peñarol (URU), Libertad (PAR), The Strongest (BOL) e Atlético Tucumán (ARG)
Grupo 4: River Plate, Emelec (EQU), Flamengo e Ganhador 1
Grupo 5: Cruzeiro, Universidad de Chile, Racing (ARG) e Ganhador 3 (pode ser o Vasco)
Grupo 6: Santos, Estudiantes (ARG), Real Garcilaso (PER) e Ganhador 2
Grupo 7: Corinthians, Independiente (ARG), Millonarios (COL) e Deportivo Lara (VEN)
Grupo 8: Boca Juniors, Palmeiras, Alianza Lima (PER) e Ganhador 4
Confrontos dos brasileiros na fase preliminar:
Publicidade
Chapecoense x Nacional (URU)
Universidad Concepción (CHI) x Vasco
O sorteio

O Boca Juniors foi um dos oito cabeças de chave do sorteio, no qual o presidente palmeirense Maurício Galliote esteve presente e evitou lamentar o fato de o seu clube precisar encarar o tradicional rival. "É um clássico, é um jogo grande, e é bom começar com um jogo grande. E esperamos fazer bons jogos na Libertadores", projetou o dirigente, em entrevista ao SporTV.

O Corinthians, por sua vez, entrou no sorteio como cabeça de chave e caiu no Grupo 7, no qual também não deverá ter vida fácil. Um dos seus rivais será o também tradicional Independiente, que acaba de conquistar a Copa Sul-Americana e ganhou sete títulos da Libertadores. O Millonarios, da Colômbia, e o Deportivo Lara, da Venezuela, serão os outros dois rivais dos corintianos nesta fase.

Publicidade
Entre os paulistas, quem pode dizer que teve melhor sorte foi o Santos, que está no Grupo 6 e enfrentará Estudiantes, da Argentina, Real Garcilaso, do Peru, e um rival ainda a ser definido na última fase preliminar.
Atual campeão da Libertadores, o Grêmio vai pegar Cerro Porteño, do Paraguai, Defensor, do Uruguai, e Monagas, da Venezuela, no Grupo 1, enquanto o Cruzeiro caiu em uma chave considerada mais complicada, com Universidad de Chile, Racing, da Argentina, e um quarto rival a ser definido.
Publicidade
A última fase preliminar da Libertadores será entre os dias 14 e 21 de fevereiro, enquanto o estágio de grupos será entre 28 de fevereiro e 23 de maio.
Copa Sul-Americana: Botafogo e Fluminense escapam de argentinos
Publicidade
O sorteio acabou sendo "generoso" com Bahia e Botafogo, que estrearão na edição de 2018 da competição respectivamente contra o Blooming, da Bolívia, e contra o Audax Italiano, do Chile. E a equipe baiana e o time carioca também terão a teórica vantagem de fazer o jogo de volta destes mata-matas como mandantes.
Outro representante brasileiro que jogará esta primeira fase da Copa Sul-Americana, o Fluminense vai estrear contra um time ainda a ser definido e que foi listado como "Bolívia 4" no sorteio. O time tricolor, assim como o Atlético-PR, foi sorteado para fazer o duelo de volta do mata-mata como visitante, em solo boliviano.
Publicidade
Com informações do Estadão Conteúdo