Por leandro.eiro
Rio - O medalhista paralímpico Clodoaldo Silva vai elaborar um treinamento de desenvolvimento pessoal online em todo o país. A ideia é lançar uma plataforma personalizada, com base nas necessidades de cada participante. Inédito no Brasil e com metodologia inspirada em cursos de ensino a distância, o pré-lançamento do 'Vencer Barreiras' foi anunciado pelo próprio Clodoaldo no começo deste mês, em meio à feira Cidade PcD, no Parque Olímpico, na Barra.
Então atleta%2C Clodoaldo Silva acendeu a pira olímpica dos Jogos Rio-2016Divulgação
A perspectiva é que as inscrições sejam abertas a partir da primeira quinzena de janeiro, com vagas limitadas. A mentoria será feita em módulos com vídeos individualizados, onde o ex-atleta fala da sua própria trajetória de superação. Aliás, a experiência não é exatamente uma novidade para Clodoaldo, que começou a dar palestras motivacionais depois das Paralimpíadas de Atenas de 2004, quando se tornou o recordista em medalhas em uma única edição dos Jogos, com seis ouros e uma prata. De lá para cá, expandiu a sua atuação fora da piscina, com projetos sociais e academias inclusivas no Rio, São Paulo e Rio Grande do Norte, seu estado de origem. Só no Rio, foram inauguradas 24 academias com o uso de energia solar, que atingiram cerca de 12 mil pessoas.
Publicidade
O novo projeto de mentoria online começou a ser desenvolvido em setembro, depois das Paralimpíadas do Rio, quando Clodoaldo decidiu abandonar as competições ainda no auge. Nos Jogos do Rio, ele foi o escolhido para acender a pira olímpica. "A ideia era fazer com que as palestras não fossem só presenciais e criar um conteúdo totalmente online. Nasci com paralisia cerebral. Comecei a nadar como fisioterapia. Hoje, sou reconhecido não pela deficiência, mas pela capacidade de superar limites. É essa a história que quero passar. Uma mensagem de superação, para que as pessoas sempre busquem fazer o melhor possível", acredita.
Ele é o recordista de medalhas em uma edição%2C com seis ouros e uma prata em 2004Divulgação
Clodoaldo, de 38 anos, mora em um apartamento em Realengo com a esposa e a filha de 6 anos. Mesmo fora das competições, mantém uma rotina de treinamento em uma piscina a apenas 500 metros de casa. "Faço palestras exaltando a atividade física. Se eu parar, seria hipocrisia da minha parte", diz, com a certeza de que não basta falar. É preciso dar o exemplo.
Publicidade
Para participar
Interessados em participar do programa, devem acessar o site vencerbarreiras.com.br e fazer a inscrição informando o e-mail. Os responsáveis pelo projeto se inspiraram na busca de empresas por esse tipo de profissional especializado em palestras motivacionais para melhorar os resultados da equipe. A plataforma tem como objetivo atingir pessoas físicas, jurídicas e empresas.
Clodoaldo Silva dá palestra para criançasDivulgação
Publicidade
Parceiros
Além do ex-atleta paralímpico Clodoaldo Silva, a equipe envolvida no projeto ainda conta com o suporte e colaboração de outros dois profissionais. Carlos Paes, diretor-presidente da Emprol RH, é o responsável pelo contato com as instituições parceiras. E Rodrigo Bruder, especialista em marketing digital, ficou encarregado pela organização e lançamento do projeto.
Publicidade

Individualizado
A ideia é oferecer um conteúdo personalizado, com base nas informações passadas pelo interessado em acessar a plataforma. "Vou gravar vídeos direcionados, citando o nome da pessoa e passando uma mensagem. Isso ajuda aquela pessoa que está desacreditada, achando que o mundo acabou", avalia Clodoaldo.
Publicidade

Inspiração na feira
Clodoaldo Silva foi escolhido para ser o padrinho da feira Cidade PcD. Lá, se surpreendeu com a adesão e representatividade de pessoas com deficiência. "Na feira, vimos vários tipos de produtos. E fora dela, vimos pessoas que se sentiram capazes. São pessoas produtivas, que podem contribuir com a sociedade. Fico muito feliz que esse tipo de feira chegou ao Rio. Isso serve de inspiração para outras iniciativas do tipo", analisa.