O concurso de seleção de estagiários do MPF está com inscrições abertas até o dia 8 de abrilAgência Brasil

Até as 18 horas do dia 8 de abril, estão abertas as inscrições do concurso de estágio para alunos de graduação em Direito no MPF da 2ª Região. O objetivo é preencher as vagas em aberto e formar quadro de reserva para os gabinetes da Procuradoria, com sede no Rio de Janeiro, na Avenida Almirante, 54, no Centro.

O processo terá três fases: pré-inscrição on-line; envio de documentos por e-mail; e prova presencial subjetiva. O estágio tem duração de 20 horas semanais, com bolsa de R$ 1.027,82 e auxílio-transporte de R$11,58 por dia de trabalho presencial. Há a possibilidade de ser realizado em formato híbrido.

A seleção de estágio exige: estar matriculado em instituição conveniada com o MPF; ter concluído, ao menos, o 2º ano ou 4º semestre; e, na data da posse, estar ao menos com dois períodos a cursar.

Os candidatos devem fazer uma pré-inscrição até 8 de abril, via internet. A documentação do estudante deve ser enviada por e-mail (prr2-inscricao@mpf.mp.br) até o dia 9, o que é imprescindível para a confirmação da inscrição. O eventual não-envio elimina automaticamente o candidato.

Provas
As provas serão realizadas presencialmente, nas datas prováveis de 16 ou 17 de abril, das 9h às 12h, no auditório do MPF da 2ª Região. No dia definido, os estudantes farão duas questões discursivas com base no conteúdo programático disponibilizado no edital e sem consulta permitida a materiais. A confirmação das datas e horários será disponibilizada na página https://www.mpf.mp.br/regiao2/estagie-conosco/direito/1o-processo-seletivo-de-estagiarios-de-2024-1, sendo de responsabilidade dos candidatos fazer o devido acompanhamento.


É preciso anexar ao e-mail prr2-inscricao@mpf.mp.br, até 9 de abril, a identidade (frente e verso, com foto), CPF (se não constar na identidade), declaração de escolaridade ou histórico acadêmico da instituição de ensino (com assinatura digital ou código de autenticidade) e, se for o caso, comprovação de deficiência ou declaração para participar da seleção pelo sistema de cotas (além do termo de adesão ao sistema de cotas para minorias étnico-raciais e pessoas transgênero). 

Há reserva de 10% das vagas a pessoas com deficiência; 10% a participantes do sistema de cotas para minorias étnico-raciais (populações indígenas, povos e comunidades tradicionais) e para pessoas que se declarem transgênero; e 30% aos candidatos(as) que se declaram negros(as).

Os editais e links de inscrição e de envio da documentação podem ser consultados em: https://www.mpf.mp.br/regiao2/estagie-conosco/direito/1o-processo-seletivo-de-estagiarios-de-2024-1. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Seção de Estágio pelo e-mail prr2-estagio@mpf.mp.br.