Por clarissa.sardenberg

Rio - O desencontro de informações marcou o primeiro dia de acesso às contas inativas do FGTS. A principal queixa dos trabalhadores era a dificuldade em conferir o saldo que eles têm direito a sacar no site www.caixa.gov.br/contas inativas. Ao entrar na página e digitar o número do PIS/Pasep, aparece uma mensagem informando que “para esse NIS/PIS/Pasep não foram encontradas contas inativas habilitadas para saque pela MP 763/16”.

Margareth%2C que fez aniversário nesta quarta-feira%2C pode receber dia 10 de março%2C pela Caixa Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Procurada pelo DIA, a Caixa informou que “somente estão disponíveis neste site as consultas a contas inativas que se enquadrem na MP763/16”, ou seja, para quem foi demitido por justa causa ou pediu demissão até 31 de dezembro de 2015 e não quem foi dispensado sem justa causa do emprego neste período. “A página foi criada exclusivamente para atender às demandas da medida provisória”, informou o banco por meio da assessoria.

Ainda segundo a Caixa, “no caso de demissão, basta que o trabalhador se dirija à uma agência com os papeis da dispensa e faça o saque”. Quem não conseguir acessar os dados, o banco orienta a procurar uma agência, que abrirão com duas horas de antecedência até amanhã e no próximo sábado de 9h às 15h.

A dificuldade em acessar a página foi o que levou a subgerente Margareth Elias, de 47 anos, até uma agência. “Trabalhei de 1987 até 1990 e pedi as contas. Esse dinheiro ficou preso e queria saber se eu tenho direito para sacar o valor”, diz.

Os saques serão liberados de 10 de março a 31 de julho da seguinte forma: quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro poderá retirar o dinheiro a partir de 10 de março; os que nasceram em março, abril e maio poderão sacar a partir de 10 de abril; os que fazem aniversário em junho, julho e agosto, a partir de 12 maio; os aniversariantes de setembro, outubro e novembro, de 16 de junho em diante; e quem nasceu em dezembro poder sacar em 14 de julho.

Você pode gostar