Por thiago.antunes
Rio - O Salgueiro iniciou na noite de ontem, os ensaios de rua. Este ano, eles têm um sabor especial, já que não haverá ensaio técnico no Sambódromo, como decidiu a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial. A Liga cancelou a realização do ensaio que servia de teste para o desfile oficial alegando falta de verbas.
Muitos representantes buscam agora fazer no ensaio de rua uma forma de compensar a falta do ensaio técnico. É o que fez o diretor de Carnaval do Salgueiro, Alexandre Couto. "Na Avenida era possível ajustar o recuo e a distância da bateria. Tivemos que usar nossa experiência adquirida na Avenida e levá-la para o rua", contou. Para ele o maior prejudicado foi o sambista, que perdeu o pré-desfile, onde era possível notar os ajustes no som e luz. Já o mestre de bateria da Portela, Nilo Sérgio, 38 anos, sentiu na pele os efeitos da decisão. O primeiro,foi em relação ao espaço. "As ruas não comportam os 4 mil componentes. O número de filas de bateristas, também foi reduzido. No sambódromo, era composto por 12 agora, oito. E com o aumento das filas, o som fica distante, o que gerou conflito com o canto". Os ensaios de rua entrarão em recesso e retornam no dia 7 de janeiro.

Já o diretor da Comissão de Carnaval da Vila Isabel, Ricardo Fernandes, ressalta que "a acústica de muitas quadras são ruins, o que dificulta a percepção do som da bateria e deixa os componentes mais à vontade". A escola de samba, antecipou e ampliou os dias dos ensaios que aconteciam todas as quintas-feiras. Agora, também faz aos domingos, para suprir a necessidade de ensaio mais rigoroso.

Publicidade
Algumas opções
- Grande Rio

Ocorrem aos domingos, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, em Duque de Caxias. À partir das 18h. Neste domingo será o último ensaio de rua do ano. Reinicia ano que vem.

Publicidade
- Vila Isabel
Antecipou os dias de ensaios, que aconteciam todas as quintas-feiras, na Rua Boulevard 28 de Setembro, 382. Agora, também passou a realizar todos os domingos, com o objetivo de suprir a necessidade de ensaios mais rigorosos.
Publicidade
- União da Ilha
Começou a fazer os ensaios de rua na quarta-feira passada, e já tem data marcada para o segundo evento, que será no dia 20 deste mês à partir das 21h. O trajeto e a concentração continuam sendo os mesmos realizados dos últimos anos. Na Estrada do Galeão, altura do Posto da Ilha.
Publicidade
- Unidos da Tijuca
A escola está fazendo os ensaios em sua própria quadra, todas às quintas-feiras, à partir das 20h. De acordo com a escola, somente no ano que vem serão realizadas apresentações nas ruas. A Beija-Flor, de Nilópolis, não realiza ensaios nas ruas.