Por karilayn.areias
Eli FerreiraDivulgação

Rio - Eli Ferreira, a Tiana em 'Tempo de Amar', ex-empregada de Lucinda (Andreia Horta), e atual de Emilia (Françoise Forton), está sendo responsável por tocar - e isso numa trama passada nos anos 1920 - num tema ainda presente no país: o analfabetismo.

"O incômodo dela por ser analfabeta tem crescido. Tiana quer aprender, mas por algum motivo particular, isso foi uma trava". E antecipa: "Posso dizer que nos próximos capítulos ela vai pedir a uma pessoa para ensiná-la a ler e escrever, acreditando que a vida vai ficar melhor se puder abrir um jornal e saber o que está escrito nele. E vai!", torce.

A trama das seis aborda outras questões. Entre elas, o racismo. A própria Lucinda já cometeu atitudes racistas com a Tiana. Eli acredita na importância do debate. "O preconceito racial existe! E existe todos os dias desde que o Brasil é o Brasil", observa. "Precisamos continuar falando sobre isso, para dizer que ainda existe e que já passou da hora de acabar".
Publicidade
Ela conta que já sofreu na pele com o preconceito."Numa situação, lugar e momento que eu jamais imaginei. Demorei para perceber, foi um choque. Uma única vez", diz sem querer dar mais detalhes. "O que mais dói é ter a certeza de que isso ainda é muito vivo e latente na nossa cultura".
FOCO
Publicidade
A atriz de 26 anos, nascida em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, conta que começou a trabalhar aos 16. "Modelando. Com 20 anos comecei a estudar teatro e me apaixonei", lembra. "Descobri outro universo no teatro. Me abriu para milhões de possibilidades, me tornei um ser humano melhor". Eli tem orgulho de ter passado em primeiro lugar no concurso da única escola técnica de teatro gratuita da América Latina, a Martins Pena, concorrendo com mais de 400 candidatos.
"Sou muito determinada, séria e focada", comenta. "Isso tem seu lado ruim às vezes. Me cobro ao ponto de isso não ser tão saudável. Penso: 'Me confiaram isso, preciso fazer bem, não posso decepcionar'". Ela anuncia mais alguns sonhos para 'focar'em 2018:"Em março a novela acaba,vou ensaiar uma peça para o segundo semestre e me formar na Martins Pena, é semestre de formatura!", celebra.
Publicidade
 
Você pode gostar