Cavalo Caramelo preso em telhado durante enchente em Canoas, no RSReprodução/Globo News

Rio - A imagem de um cavalo ilhado em meio as enchentes no Rio Grande do Sul movimentou as redes sociais nesta semana. Apelidado de Caramelo, o animal foi filmado na quarta-feira (8) tentando escapar das águas em cima de um telhado em Canoas, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas. Ao todo 105 pessoas já foram vitimadas pela catástrofe
Em postagem no X (antigo Twitter), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva afirmou que entrou em contato com o General Hertz Pires do Nascimento, Comandante das Operações no RS, para realizar o resgate.
Segundo Janja, Caramelo sobreviveu a noite e as equipes já foram mobilizadas, incluindo veterinários do Exército, para o salvamento do cavalo - que já tem um haras separado para recebê-lo. De acordo com a Globonews, os militares irão tentar içar o animal e sedá-lo para aplicar os tratamentos necessários. 
Segundo o influencer Felipe Neto, o cavalo está há pelo menos seis dias ilhado e sem acesso à comida. Ainda de acordo com o youtuber, há duas frentes de resgate para resgatar Caramelo: pelo exército, com a utilização de uma aeronave, ou por uma equipe de resgate via barco. Caso não seja possível o salvamento, o objetivo é verificar as condições do animal e ao menos alimentá-lo para uma próxima tentativa.
Defensor da causa animal e deputado por São Paulo, o delegado Bruno Lima pontuou que perto do cavalo também foram avistados dois cachorros ilhados em um telhado em frente. Segundo Lima, eles também devem ser resgatados durante a operação para salvar o cavalo. 
Após a mobilização nas redes sociais, voluntários, bombeiros e militares, Caramelo foi resgatado nesta quinta-feira (9). Sedado pelos socorristas, o cavalo foi deitado para dentro de um bote e levado em direção a terra firme para receber atendimento veterinário.