Por thiago.antunes

Rio - Proposta pelo Governo, a Reforma da Previdência ainda gera muitas dúvidas nos brasileiros. Alegando dificuldades em manter o benefício, o presidente Michel Temer (PMDB) sustenta que a reforma é necessária para assegurar os direitos dos brasileiros no futuro. Na prática, porém, o texto estabelece que quem ainda não se aposentou terá de trabalhar mais tempo e poderá perder benefícios antes assegurados.

Quais documentos preciso para dar entrada em minha aposentadoria? O que é fator previdenciário? O que é a fórmula 85/95? Se posso me aposentar, devo fazê-lo agora ou esperar? Regras de transição? A Reforma da Previdência é necessária? Pensando nessas e outras questões, O DIA preparou um guia que responde esses e outros questionamentos. Em vídeos, a advogada Cristiane Saredo tira dúvidas dos leitores.

Com uma série de negociações à vista, a proposta original deve sofrer modificações e, segundo o governo, deve ser fechada até junho. Até o fechamento desta matéria, havia 101 deputados a favor da aprovação da reforma e 275 contra. Confira as respostas:

Quais os documentos necessários para pedir aposentadoria hoje (antes da Reforma)?

Qual a importância do CNIS?

Quais os principais pontos da Reforma da Previdência? Ela é necessária?

O que é o fator previdenciário?

O que é a formula 85/95?

O que é melhor para se aposentar, fator previdenciário ou fórmula 85/95?


Quem tem direito a aposentadoria especial?


Qual os documentos necessários para pedir a aposentadoria especial?

Quem está para se aposentar precisa correr?

Igualdade entre homens e mulheres é cabível?

Como é a aposentadoria do trabalhador rural?

Sobre as regras de transição


Você pode gostar