Mulheres na direção: com que frequência é necessário trocar o óleo

É importante conhecer seu carro, estar atenta aos sinais que ele mostra e buscar orientação com profissionais de confiança

Por O Dia

O óleo é um fluido indispensável para o correto funcionamento do veículo. Além de lubrificar o motor, ele evita que o atrito entre as peças cause superaquecimento, o que gera pane geral no veículo e muita dor de cabeça. Outra coisa importante é o nível do óleo, que precisa ser respeitado e não estar nem acima e nem abaixo do estabelecido. O limite mínimo e máximo são marcados na vareta.

Com que frequência é necessário trocar o óleo? A resposta é simples, mas tem seus poréns. Cada fabricante determina a capacidade de óleo do reservatório, com variações entre 3 e 10 litros, e também o tempo de rodagem entre trocas, que varia de 5 a 10 mil quilômetros. É importante conhecer seu carro, estar atenta aos sinais que ele mostra e buscar orientação com profissionais de confiança.

Além do tempo entre trocas e da quantidade de óleo, também é preciso determinar o tipo de óleo ideal para o seu carro. Nesse quesito, também é importante seguir as recomendações do fabricante. Existem quatro tipos de óleo: o mineral de base parafínico, o mineral de base naftênicos, o mineral de base mista (conhecido por semissintético), e o sintético.

Além de lubrificar o motor%2C o óleo evita que o atrito entre as peças cause superaquecimentoDivulgação

O óleo mineral normalmente é usado em carros com mais de três anos de uso, pois as peças mais desgastadas necessitam de um óleo mais grosso. O sintético serve melhor aos carros mais novos, pois possui partículas que auxiliam na limpeza do motor, sendo menos espesso. Em carros mais antigos, ele pode causar vazamentos nas juntas, justamente por ser mais leve. Mais uma vez, vale a dica: converse com um profissional de confiança para melhores orientações sobre o tipo correto para o seu veículo!

Em resumo, a troca de óleo é parte essencial para a manutenção da saúde do veículo. É ele que mantém tudo lubrificado e rodando redondo, evitando dores de cabeça e perrengues desnecessários.

A Dinamicar Pneus tem a maior variedade e o melhor preço de pneus e serviços do Rio de Janeiro. Compre ou faça a manutenção do seu veículo e parcele em até 10 vezes sem juros.

Para saber mais, acesse: www.dinamicarpneus.com.br, ou ligue 4042-1828.

Últimas de Automania